Como denunciar um Vereador? Onde reclamar e Cobrar?

Os cidadãos sempre recebem a recomendação de atentar para os vereadores e para o que eles fazem. Porém, e quando alguém detecta que esses vereadores estão trabalhando de forma desonesta ou que nem estão fazendo o que deveriam? Para essas situações, deve-se saber como denunciar um vereador e onde e como cobrar.

 

As tarefas de um vereador

A base das atividades de um vereador é a criação de leis e também a certificação de que elas estão vigorando. Além disso, as contas também são parte do que o vereador precisa observar e elas relacionam-se não apenas as gastos que uma gestão realiza, mas também a fraudes e demais maneiras de desperdício.

Como denunciar um Vereador

Como denunciar um vereador?

Quando um cidadão descobre que algum vereador está realizando atividades obscuras, ele pode realizar uma denúncia. Para isso, é necessário que ele contate a Controladoria Geral da União (CGU). O link do setor de denúncias é https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacao.aspx?tipo=1&orgaoDestinatario=52303.

O cidadão que quiser denunciar pode não colocar a sua identificação. Dessa forma, aqueles que temem e acham quer alguma consequência pode acontecer conseguem denunciar com mais sossego. Existe um espaço onde o cidadão pode escrever com detalhes qual é a denúncia e também anexar documentos que possam dar maior credibilidade e explicações.

 

O Tribunal Regional Eleitoral

Também é possível procurar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para realizar alguma denúncia. Nesse caso, também é recomendado que o cidadão mostre comprovações. Além disso, para a denúncia, é necessário saber o número do vereador, o seu partido e também a coligação.

 

Onde se pode cobrar de um vereador?

Os cidadãos que desejarem cobrar de um vereador precisam dirigir-se ao local onde ele trabalha, que é a Câmara dos Vereadores. Lá, existem gabinetes onde os vereadores e as suas equipes atuam e esses gabinetes possuem identificação.

No entanto, os cidadãos precisam saber que o vereador pode não estar fisicamente ali, sendo preciso falar com a equipe. Se o desejo for de falar apenas cm o vereador, pode ser preciso ir várias vezes.

>> Clique aqui para baixar grátis o e-book!

Deixe um Comentário