Como divulgar campanha política no Facebook – Regras, dicas

O Facebook é um espaço onde muitas pessoas fazem propagandas e isso se estende à política. No entanto, essa prática possui sérias regulamentações quando se trata de período eleitoral. Assim, vale saber como divulgar campanha política nessa rede.

first-7625-0

Qualquer um pode fazer propaganda política no Facebook?

A propaganda política pode acontecer usando o Facebook e pode ser feita pelo candidato ou pelas pessoas que simpatizam com sua campanha. Entretanto, existem regras: há determinadas postagens que não são aceitáveis antes do período determinado como início das candidaturas. No caso das eleições de 2016, esse período começa em agosto, dia 16.

 

Quando uma postagem de propaganda política acontece no Facebook antes do tempo determinado, diz-se que houve propaganda antecipada e isso é uma infração que gera multa. Importante: essa multa pode ser de até R$ 25.000,00 e é o candidato quem deverá arcar.

 

Postagens pagas não são autorizadas

O Facebok possui os famosos posts patrocinados. Apesar de eles serem úteis, eles não são recomendados quando se trata de campanha política. Na verdade, depois que o período oficial de candidatura começa, eles são proibidos porque colocam os candidatos que o contratam em vantagem.

Se um candidato não possui grandes recursos, ele não poderá pagar os posts patrocinados e ficará em desvantagem. Assim, nenhum candidato pode beneficiar-se desses posts por uma questão democrática.

 

Não fazer avaliações pessoais

É proibido que o candidato ou a sua equipe faça postagens elogiando algum trabalho político e a meta dessa proibição é não deixar que os indivíduos sejam influenciados. Do mesmo modo, não é permitido que se faça postagens que ofendam ou prejudiquem os outros candidatos, já que isso também é contado como campanha. Deve-se dizer que essas postagens são proibidas desde antes de o período oficial de campanha.

 

Atualizar o perfil é permitido?

Quando as postagens seguem essas regras, elas podem ser realizadas tanto antes quanto depois do período oficial. Porém, vale mais uma ressalva: elas não podem solicitar votos. Se um candidato postar algo que remeta a isso, há sérias punições.

Curso para Candidatos

Você é candidato a vereador nessas eleições? Tem dúvida de como usar o Facebook a seu favor? Conheça o curso face

>> Clique aqui para baixar grátis o e-book!

Deixe um Comentário