Veja algumas dicas de marketing político para Vereador e saiba como aumentar as chances de ser eleito em 2016…
Dicas de Marketing Político para Vereador
Para iniciar o marketing político, antes de qualquer coisa, é necessário ter algumas informações básicas para criar a linguagem com o público: o nome do candidato, o slogan, a identidade e a “imagem” que o candidato quer ter perante a comunidade, e as possíveis pessoas que votariam nele.
Veja, abaixo, algumas dicas essenciais para ajudar na sua campanha eleitoral:
1. Marketing
Nem sempre a opção de marketing mais cara é a mais eficiente. Saiba escolher aquela que mais se adequa à sua necessidade e ao seu orçamento.
2. Redes Sociais
Redes sociais são de extrema importância, porém devem ter atenção 24 horas por dia e 7 dias por semana. A rede social abre um meio de comunicação entre o candidato e o público e vice e versa, por isso assim como vai ter apoiadores, irão aparecer as pessoas contra também. Procure ter mensagens padronizadas para responder (não criticar, mas dar uma resposta, com educação, deixando claro a opinião e liberdade de voto).
3. Rádio e TV
Quando o marketing for na TV ou no rádio, cuidar com o tom da voz utilizado, não falar nem alto demais e nem baixo demais. Quando aparecer na televisão, preste atenção no que vestir. As mulheres não podem abusar de decotes e homens devem vestir roupa esportiva social, com ou sem gravata.
4. Marketing Pessoal
Lembre-se que, como candidato, a qualquer hora do dia em público você estará fazendo seu marketing pessoal, por isso atirar lixo na rua, passar no sinal vermelho, não parar na faixa de pedestre, ou andar em alta velocidade, pode fazer você virar manchete no dia seguinte, já que estamos na era digital na qual todos podem criar uma “notícia” mesmo que seja apenas nas redes sociais.
5. Presença
O candidato é o único que pode convencer os eleitores a votarem nele, portanto, esteja próximo a eles não por interesse do voto, mas pelo interesse de mostrar quais os seus reais intentos e deixar que o próprio eleitor decida o seu voto.
6. Público-alvo
Defina quem será seu público (classe, idade, cidade e até profissão) e crie uma estratégia de comunicação direcionada. Quem não sabe com quem fala jamais consegue se comunicar de maneira apropriada.
7. Atendimento
Não deixe qualquer tipo de comentário (seja de apoio ou crítica) na rede sem ser respondido. Se você não der atenção aos eleitores agora que é candidato, o que será deles quando você for eleito?
8. Projetos
Apresente de forma clara e direta suas intenções. E cumpra! Depois traga a promessa e mostre como você cumpriu com tudo aquilo o que prometeu.
*Recomendado: Curso de Marketing Político
Imagem: iosphere/FreeDigitalPhotos.net
Boa noite,gostei muito da dicas e gostaria de ter mais dicas pois pretendo ser vereador em minha cidade!
Boa tarde gostei bastante destes comentarios ja me ajudaram bastantes a me comportar como uma pre candidata valeu.espero ter dicas mais esclarecedoras alem destas que foram bastante proveitosas