Modelos de santinhos, panfletos para vereadores

Um item bastante tradicional nas eleições são os chamados santinhos, que são papéis que trazem, principalmente, o número do candidato. No entanto, existem diferentes modelos de santinhos, que podem, inclusive, virar panfletos mais elaborados.

 

Qual é a diferença entre santinhos e panfletos?

Normalmente, os santinhos são papéis pequenos que mostram o número do candidato, a coligação e também a sua foto. Também são colocados os slogans da campanha. Já o panfleto é um pouco maior e tem mais informações, como os trabalhos que aquele candidato já fez.

Modelos de santinhos, panfletos para vereadores

Modelos de santinhos: como ele deve ser preparado?

Existem diferentes meios de preparar um santinho de candidato e eles estão ligados ao estilo de quem está tentando ser eleito. Um candidato que possui postura mais descontraída pode optar por um santinho mais colorido, mais jovial. Caso a postura seja mais séria, o santinho pode ter um estilo mais formal, com neutralidade nas cores.

 

Clareza nas informações dos santinhos

Independente de qual seja o estilo dos santinhos, é essencial que ele seja claro. Quando um cidadão olha o santinho precisa identificar logo quem é o candidato, quem é o vice e qual é o número. As letras e os números não devem ser muito elaborados, já que esse tipo de formatação pode tornar-se confusa. De fato, a recomendação é que a fonte seja simples.

 

Colocando o número dos participantes da coligação

Para preparar um santinho mais elaborado, uma opção é colocar alguns quadradinhos para que o cidadão escreva o número dos candidatos que deseja. Usando esse tipo de santinho, o candidato faz a sua propaganda e também se mostra ajudando o cidadão, facilitando para ele o momento de votar, já que ele ficará com a sua cola.

 

Panfletos: sem fazer acusações ou referências negativas

No caso dos panfletos, que possuem mais espaço e que os candidatos podem usar para falar mais, é importante não acrescentar referências negativas a respeito de outros participantes da eleição. A recomendação é acrescentar projetos ou intenções para a candidatura, além de não preencher o panfleto todo com texto.

>> Clique aqui para baixar grátis o e-book!

Deixe um Comentário