A importância do Slogan e Jingle para Vereadores

Veja a importância do slogan e do jingle para Vereadores e saiba como utiliza-los de forma correta na sua campanha eleitoral…

o que faz um vereador como se candidatar em 2016

Imagem: iosphere/FreeDigitalPhotos.net

A importância do Slogan e do Jingle para Vereadores

A propaganda é a alma do negócio. Apesar de esta frase ser um tremendo clichê, ela ainda é válida, pois é necessário lembrar que clichês só são clichês porque são verdades.

No mundo eleitoral, a propaganda é fundamental se quiser obter sucesso na candidatura. Hoje em dia, existe até o marketing eleitoral (ou marketing político), objeto de estudo de inúmeros cursos de especialização superiores e teses.

E, dentro da propaganda eleitoral, existem dois formatos que são obrigatórios: o slogan e o jingle. Vamos começar pelo jingle.

Jingle para Vereadores

O jingle nada mais é do que uma propaganda sonora, ou seja, não tem imagem e é feita para ser exibida em rádios e carros de som. Sua principal vantagem é o custo: além de ser barata para fazer, é também barata sua exibição. Espaços publicitários em rádios e aluguel de carros de som são muito mais baratos do que um espaço publicitário de 30 segundos na televisão.

No entanto, isso não quer dizer que o jingle é simples, pelo contrário. O jingle para candidatos deve ser muito bem feito e ao mesmo tempo resumir tudo aquilo que o candidato representa e quer passar ao povo.

Além disso, ele tem que ter cadência, isto é, uma estrutura sonora agradável aos ouvidos e fácil de ser lembrada. Dessa forma, o efeito residual do jingle (o quanto ele “gruda” na mente dos ouvintes) é maior, sendo também maior a probabilidade do candidato receber votos.

Slogan para Vereadores

Quando tratamos do slogan, há duas regras básicas: ele deve ser muito simples e pequeno e ao mesmo tempo capaz de transmitir a proposta do candidato.

Ele estará presente em todas as peças publicitárias da campanha (redes sociais, e-mail marketing, jingle, anúncio para TV e Rádio, panfleto etc.), por isso deve ser simples, direto ao ponto e fácil de lembrar.

Importância da Identidade Visual

Se o jingle e o slogan são elementos que devem ter uma coerência e objetividade sonora, a identidade visual deve ter uma coerência e objetividade visual, para que o eleitor a veja e imediatamente associe ao candidato em questão.

A identidade visual é composta por cores e formas características, e deve lembrar também do partido. Como exemplo, se as cores do partido são roxo e branco, você deve usa-las associada a cores e formas que transmitam sua ideologia.

Com jingle, slogan e identidade visual feitas corretamente, o eleitor se lembrará e criará empatia pelo candidato, aumentando as possibilidades de voto.

Imagem: iosphere/FreeDigitalPhotos.net

>> Clique aqui para baixar grátis o e-book!

Comentários(8)

  1. 25 de julho de 2016
  2. 3 de agosto de 2016
  3. 4 de agosto de 2016
  4. 6 de agosto de 2016
  5. 8 de agosto de 2016
  6. 8 de agosto de 2016
  7. 9 de agosto de 2016
  8. 10 de agosto de 2016

Deixe um Comentário